O Consep (Conselho de Segurança de João Pinheiro) está precisando de doações para continuar contribuindo para a segurança da Zona Rural do município. Em entrevista ao jornalista Wellington Ney, o vice-presidente do Consep, Guilherme Vias Boas, lembra que o diesel e a manutenção de veículos doados pelo Conselho à Polícia no ano passado são pagos com recursos da entidade.

Neste ano, a campanha de colaboração foi iniciada no mês passado. “Para que o trabalho continue levando tranquilidade aos produtores rurais a gente precisa muito dessa colaboração, porque a situação está muito difícil e isso repercute na Polícia”, contextualiza Guilherme sobre as crises econômica porque passam o Estado e os municípios mineiros.

Anúncio

O Conselho foi reativado em 2018, somente com produtores rurais. Ao todo, são 180 produtores que contribuem com as atividades do Consep, que possui uma Diretoria formada por 14 membros. De lá para cá, a criminalidade caiu 46%. “Há anos atrás estava quase impossível ficar em fazenda fim de semana de tanto roubo e assalto e esse cenário tem mudado muito”, lembra Guilherme.

Foto área de Cana Brava. Arquivo: Casa da Cultura

Com a arrecadação feita no ano passado, por meio de bezerros, foi possível doar duas viaturas para a Polícia Militar e duas picapes para a Polícia Civil. Cada colaborador da patrulha rural tem ainda uma placa de identificação na propriedade.

“Nós temos um grupo de WhatsApp em que todos os produtores participam e contratamos uma empresa que desenvolveu um aplicativo monitorado pela Polícia. A qualquer momento que a pessoa se sentir insegura é disparado um alarme, que soará no telefone dos policiais cadastrados. Quando o policial atende, o aplicativo já traça a rota mais rápida possível até o local da ocorrência”, explica o vice-presidente.

Segundo ele, as pessoas não precisam se preocupar com as doações, pois todo o dinheiro é empregado em prol da segurança dos munícipes e fiscalizado pela Promotoria de Justiça no Município.

Anuncio

3
Deixe um comentário

avatar
 
👍👎👏💪🙏✌👊☝👇👀💤❤🔥🗨🔝⭐⚖🔎🎂🍺🔨🏥🚒🚑🚓☹😲😨😁😣😡😖😕😢😶😉😤😱😟😫😍☺️😇😂😘😴😊😏😰🙈🙊🙉
3 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
mariamariaZé Povim Autores recentes de comentários
novos velhos mais votados
Zé Povim
Visitante
Zé Povim

O estado é o responsável por manter e aparelhar a Policia Militar, pagamos altas e incansáveis taxas de impostos… E infelizmente grande parte é mal gerida/aplicada e até desviada. Precisamos acima de tudo mudar nossa metodologia de escolha de nosso gestores políticos (em todas as esferas) para mudar essa gestão e beneficiar da impostos pagos corretamente.

maria
Visitante
maria

como e quanto se paga por mês para fazer parte ou melhor associar ao Consep.

maria
Visitante
maria

Se os gestores não assume seu papel,é melhor contribuir muitas vezes.E garantir melhor segurança para quem vive no campo.eu particularmente aprovo o trabalho da patrulha rural. Penso que ela deve ser melhor equipada,com drones e ate um elicórpithero.Assim a bandidagem seria presa ou desapareceria de João pinheiro.