Dentes cariados é a forma mais comum que os pacientes se referem aos dentes estragados. O grande problema é a dificuldade que as pessoas têm de identificar realmente quando um dente está cariado!

Mas afinal, o que é um dente cariado?

Anúncio

Um dente cariado é aquele que apresenta problemas que não são possíveis de serem solucionados ou que a solução seria algo com durabilidade muito curta, como os seguintes casos:

– Dentes com grandes perdas ósseas, onde não existe mais suporte para que ele se mantenha firme durante a mastigação;
– Dentes em que a cárie chegou ao nível das raízes e elas não podem ser utilizadas para servir como apoio para uma coroa (dente);
– Dentes com extensas restaurações ou trabalhos protéticos que venham a fraturar em um local onde o dentista não tenha mais acesso para recuperá-lo.

Baseado nisso, o paciente deve saber que apenas o profissional consegue saber quando um dente está mesmo cariado ou não. Dentes cariados, que ficam com manchas escuras, muitas vezes têm um bom suporte.

Tratamentos possíveis para um dente cariado:

Para tentar informar as possibilidades de tratamento, vamos dividir o que seriam dentes que ainda suportam um tratamento e dentes que não resistiriam ou que resistiriam apenas por um período curto ao tratamento.

Dentes cariados com possibilidade de tratamento

Dentes com cáries extensas, mas que após a remoção da parte estragada sobra estrutura dentária suficiente para que possa ser feito um dos trabalhos listados abaixo:

– Restauração: é o trabalho mais simples. O dente é refeito com uma resina, onde completamos a forma e anatomia, permitindo que o mesmo volte a ter a função original;
– Restauração inlay/onlay: são restaurações estéticas, feitas em resina ou cerâmica, com e sem recobrimento das cúspides dos dentes;
– Coroas: a parte que aparece no sorriso, é a coroa do dente. As coroas são uma cópia do dente natural e podem ser realizadas em cerâmica (porcelana), dissilicato de lítio ou zircônia;
– Coroas com núcleo: quando em um dente sobra apenas a raiz, mas ela apresenta boa estrutura, fazemos um pino que irá preso dentro dessa raiz e sobre esse pino será colocada a coroa.

Dentes sem condições de serem mantidos

Assim como existes dentes que podem ser recuperados, também há aqueles que devem ser extraídos. Nestes casos existem duas possibilidades:

– Instalação de um implante dentário e sobre esse implante uma coroa, dos mesmos materiais citados no tópico anterior;
– Desgaste dos dentes vizinhos ao perdido e colocação de uma ponte fixa;

Como evitar que um dente fique cariado

Parece algo muito lógico, mas essa é uma das perguntas mais comuns que existem. É muito simples: basta uma boa higiene bucal, com uso cuidadoso da escova, que deve ser trocada de forma regular. Também não podem ser esquecidas as consultas regulares ao dentista para que ocorra uma avaliação e prevenção de forma profissional, uma vez que esta é a maneira mais eficaz e econômica de manter a saúde bucal.

Se você precisa fazer algum procedimento odontológico, procure a Odonto Minas! Temos condições facilitadas de pagamentos. Cadastre-se no campo abaixo e os atendentes da Odonto Minas entrarão em contato.

Odonto Minas, cuidando de pessoas, transformando sorrisos – Rua Astolfo Moreira, 789 (próximo ao semáforo) – Papagaio – Telefone (38) 35614347 (38) 9.99104347 Whatsapp Vivo.

Interessado em:
Anuncio

Deixe um comentário

avatar
 
👍👎👏💪🙏✌👊☝👇👀💤❤🔥🗨🔝⭐⚖🔎🎂🍺🔨🏥🚒🚑🚓☹😲😨😁😣😡😖😕😢😶😉😤😱😟😫😍☺️😇😂😘😴😊😏😰🙈🙊🙉