O dente do siso também conhecido como terceiro molar, nasce muito tardiamente, normalmente aos 18 anos, e nem sempre encontra espaço na boca. Por isso é comum ver adultos indo ao dentista para extraí-los. Para tirar todas as dúvidas entrevistamos o Dr. Marcelo que atende pela Odonto Minas Clínicas Odontológicas.

Os dentes sisos podem ser retirados apenas quando o dente nasce e não acabam de erupcionar ou quando está cariado e começa a incomodar o paciente em questão de dor.Existe outra situação que sua extração é indicada?

Anúncio

Segundo Dr. Marcelo existem outras situações sim, por exemplo:quando nascem grudados no segundo molar, quando nascem na horizontal ou por indicação do ortodontista. “O dente siso é um dente considerado hoje em dia como extra, não há muita função para ele, inclusive existem pessoas que nascem sem os sisos por uma evolução da espécie”.

Os sisos nascem normalmente aos 18 anos mas existem casos de pessoas com mais de 40 anos que começam a sentir o dente nascer. Sobre a extração, Marcelo disse a nossa reportagem que logo após que começam a nascer e incomodar já podemos fazer a extração.

“O dente siso é uma caixa de surpresa, ao mesmo tempo que você vê no Raio-X e pensa que está fácil, na hora que abre pode estar mais difícil ou vice-versa. A cirurgia não é complexa, mas sim trabalhosa, requer muito cuidado do profissional. Nos dentes inferiores passa o nervo mandibular abaixo do dente siso, se lesionar pode dar uma parestesia no paciente, que normalmente é reversível “, disse ele.

Ainda sobre a extração, Marcelo costuma não fazer todos de uma vez,” pois o pós operatório pode ser bem mais longo que o esperado. Além de ter dificuldade na alimentação, ter que tomar mais remédios e aumentar a quantidade de anestesia . Quando não está muito complicado extraímos apenas dois e após passar o pós-operatório extraímos mais dois”, explica.

O repouso é necessário para um sucesso na cirurgia , existe muitas restrições que são necessárias, Marcelo conta que é preciso evitar esforço físico, colocar bastante gelo no local para diminuir o inchaço e tomar a medicação correta. “Nós podemos concluir que quando há indicação devemos remover estes dentes o mais rápido possível “, finalizou.

Se tiver alguma dúvida procure a Odonto Minas, todos os funcionários e profissionais, inclusive o Dr. Marcelo estarão prontos para lhe atender.

Odonto Minas, cuidando de pessoas, transformando sorrisos – Rua Astolfo Moreira, 789 (próximo ao semáforo) – Papagaio – Telefone (38) 35614347 (38) 9.99104347 whatsapp Vivo.

Interessado em:
Anuncio

Deixe um comentário

avatar