Entenda o que é a restauração dentária e quando é necessário fazer uma

Odonto Minas fornece dicas para você manter sua boca saudável e bonita!

1
492
Continua depois da publicidade

Você sabia que a restauração (obturação) dentária é fundamental para recuperar dentes cariados ou partidos? Neste artigo da Odonto Minas você vai entender o que é a restauração dentária, quando precisa dela e como ela deve ser cuidada.

Continua depois da publicidade

A restauração restaura o dente com problema, dando a eles a sua forma e função originais. No caso de uma cárie, o dentista começa por remover toda a zona corrompida, depois faz uma limpeza da região afetada e, por último, obtura essa cavidade com um material restaurado.

Os avanços proporcionados pela odontologia garantem uma restauração dentária de forma praticamente indolor, prevenindo a cárie de forma totalmente segura. Os materiais utilizados incluem ouro, porcelana, resinas compostas de várias cores e os chamados amálgamas, que nada mais são do que uma mistura de prata, cobre, mercúrio, estranho e, às vezes, zinco.

Para saber se é necessária uma restauração no dente, o especialista utiliza vários métodos. O primeiro deles é a observação, pois alguns pontos descoloridos podem indicar que o local está com cárie. Para ter certeza, ele testa o dente com um objeto de metal afiado. Quando o esmalte dos dentes está em boas condições, ele resiste aos testes, caso contrário, a pressão do objeto pode causar sensibilidade ou dor no dente, evidenciando o problema.

A detecção de corantes nas cavidades também é outra forma de verificar as cáries, já que a presença deles indica a necessidade de limpeza e restauração. Por fim, o diagnóstico por raio-X é ótimo para analisar o estado da dentição dos pacientes.

Vale dizer que não são apenas as cáries que indicam a necessidade de restauração. Dentes partidos, mordedura das unhas, bruxismo (ranger de dentes) e uso dos dentes para abrir coisas podem apontar a necessidade de restaurá-los.

Por fim, se você passar por uma restauração, siga os cuidados a seguir para evitar problemas futuros:

  • Mastigue cuidadosamente os alimentos;
  • Evite as pastilhas elásticas na parte da boca onde se encontra a restauração;
  • Não coma alimentos muito quentes ou muito frios;
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia;
  • Cumpra com os check-ups dentários.

Caso você sinta dor no dente ao trincar, procure o dentista o mais rapidamente possível, pois poderá necessitar que a obturação seja remodelada.

Se você precisa fazer algum procedimento odontológico, procure a Odonto Minas! Temos condições facilitadas de pagamentos. Cadastre-se no campo abaixo e os atendentes da Odonto Minas entrarão em contato.

Odonto Minas, cuidando de pessoas, transformando sorrisos – Rua Astolfo Moreira, 789 (próximo ao semáforo) – Papagaio – Telefone (38) 35614347 (38) 9.99104347 whatsapp Vivo.

Continua depois da publicidade

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Ita Autores recentes de comentários
Novos Antigos Populares
Ita
Visitante
Ita

Esclarecedor