Imposto de Renda pode ser doado para projeto com crianças de João Pinheiro em risco social; saiba como

Pessoas físicas e jurídicas podem transformar parte do imposto em ajuda para projetos sociais do município

0

Você sabia que pode deduzir parte do valor pago de Imposto de Renda para beneficiar crianças e adolescentes de João Pinheiro em situação de risco? E o melhor: não é necessário desembolsar nenhum recurso próprio para isso, já que o valor é descontado do imposto que já seria pago, só que repassado ao FIA – Fundo para a Infância e Adolescência – do município.

Anúncios
Anúncios
Anúncios
Anúncios

O FIA é um recurso especial, gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e destinado às ações de atendimento a crianças e adolescentes considerados em situação de risco pessoal e social. Diariamente, meninos e meninas são expostos a todo tipo de perigo: violência, exploração sexual, trabalho forçado, consumo de drogas. Destinar parte do Imposto de Renda ao fundo, além de não gerar nenhum ônus para o contribuinte nem excluir ou reduzir outros benefícios e deduções previstos na legislação do IR, ainda ajuda a garantir um futuro melhor e mais digno para esses jovens.

Os recursos são aplicados em projetos sociais públicos ou privados, em projetos de pesquisa e em obras que possibilitem a recuperação, o tratamento ou a readaptação de crianças e jovens carentes.

Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda via formulário completo podem doar até 3% do IR no ato da entrega da declaração do IRPF, até 30 de abril, sendo pago através de DARF que será emitido em conjunto com a declaração. Esse DARF pode ser gerado no próprio software de declaração do imposto, na opção “Doações diretamente na declaração – ECA”. Lá, basta selecionar o estado de Minas Gerais e a cidade de João Pinheiro, e o valor será revertido em benefício do FIA local. Pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real também podem deduzir 1%, sem qualquer ônus para a empresa.

O procedimento é simples, sem custos, e uma ótima maneira de contribuir para uma sociedade melhor.

Anúncios
Anúncios
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

avatar