João Pinheiro dá início à campanha de vacinação contra a gripe

Dia D de vacinação contra a doença está agendado para 12 de maio

0
240
Continua depois da publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de junho. Em João Pinheiro, todos os postos do Programa Saúde da Família (PSFs) estarão aplicando a vacinação contra a doença. Na zona rural será montado um cronograma com a indicação dos locais que estarão disponibilizando a vacina, com divulgação a ser feita por cartazes. No dia 12 de maio o município fará o Dia D da vacinação.

Continua depois da publicidade

A dose é indicada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, professores da rede pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, presos, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes (estes devem apresentar descrição ou comprovante).

Pessoas alérgicas a ovo e crianças menores de seis meses não podem tomar a vacina, pois possuem contraindicação. A dose protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Yamagata).

A coordenadora de Epidemiologia de João Pinheiro, Vanda Maria, pede que os pinheirenses levem seu cartão de vacinação, que é uma forma de saber se a pessoa está em dia com todas as vacinas.

“A gente pede que leve o cartão porque todas as vezes que a pessoa vai à unidade a gente avalia o cartão e vê se precisa tomar uma vacina contra tétano, hepatite. É importante estar imunizado não só contra a gripe”, explicou Vanda, reforçando que no caso das crianças é obrigatório o cartão de vacinação.

“Não há como vacinar as crianças sem o cartão, porque a gente tem que saber se elas já tiveram contato com essa vacina e a dosagem, pois isso impacta na dosagem a ser aplicada”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Deixe um comentário

avatar