As pessoas que escolhem as lentes de contato, em detrimento dos óculos, para correção dos problemas visuais devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação dos dispositivos ópticos. Por isso, o JP Agora conversou com o oftalmologista Ricardo Lobo sobre as principais dúvidas dos pacientes em relação às lentes de contatos. Confira!

É verdade que as lentes devem ser higienizadas com soro fisiológico?

Anúncio

Mito. O soro fisiológico não higieniza as lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. Devem ser utilizados somente produtos próprios de limpeza para as lentes.

O estojo também precisa ser higienizado?

Verdade. Por acumular micro-organismos, ele também precisa ser higienizado, servindo até o mesmo produto usado para desinfetar as lentes de contato. O ideal é que a limpeza seja feita ao menos uma vez por semana e a troca a cada quatro meses. Também podem ser utilizados estojos descartáveis.

É verdade que as lentes podem provocar infecções?

Verdade. Apesar de eventualmente ocorrerem infecções oculares em razão do uso das lentes de contato, o usuário precisa estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção dos dispositivos para evitar transtornos. As lentes de contato esporadicamente causa infecções quando bem cuidados. Pacientes que não seguem orientações de cuidados adequados podem ter casos graves de infecções oculares graves, incluindo perda da visão.

Então deve-se lavar as mãos sempre antes de manusear as lentes?

Verdade. É preciso higienizar bem as mãos com sabão neutro para eliminar micro-organismos, oleosidade e quaisquer tipos de corpos estranhos.

É verdade que as lentes devem ser retiradas antes de dormir?

Verdade. Caso o paciente durma com as lentes, a córnea pode ser lesionada, uma vez que o oxigênio não vai chegar até ela por meio das lágrimas.

Caso o paciente durma com as lentes elas podem se perder dentro do olho?

Mito. A parte interior das pálpebras é revestida por uma membrana que impede o deslocamento da lente para dentro do órgão.

É verdade que não se pode aplicar maquiagem usando lentes?

Mito. As lentes devem ser colocadas antes da aplicação da maquiagem. Mas na hora de remover é preciso retirá-las primeiro, para que não sejam atingidas pelas impurezas decorrentes da maquiagem.

As grávidas podem se sentir desconfortáveis usando lentes?

Verdade. Durante a gravidez, a composição da lágrima pode ser alterada, perdendo água e ganhando gordura. Com isso, as grávidas podem desenvolver uma espécie de intolerância às lentes de contato, que podem provocar olhos secos e visão turva.

Anuncio

Deixe um comentário

avatar
 
👍👎👏💪🙏✌👊☝👇👀💤❤🔥🗨🔝⭐⚖🔎🎂🍺🔨🏥🚒🚑🚓☹😲😨😁😣😡😖😕😢😶😉😤😱😟😫😍☺️😇😂😘😴😊😏😰🙈🙊🙉