Os perigos do uso excessivo de colírios nos olhos. Oftalmologista explica

Saiba sobre os perigos que o uso de colírios pode causar a saúde ocular

0
365

Os olhos são particularmente preciosos e igualmente frágeis. Assim, uma vez aberto, o colírio não deve ser usado por muito tempo nos olhos.

Anúncios
Anúncios
Anúncios
Anúncios

Todos os líquidos especialmente concebidos para os nossos olhos, são utilizados apenas por um curto período de tempo após a sua abertura.

Esses tipos medicamentos, são usados geralmente em casos de olho secos, inchados e vermelhos, ou quando ocorre algum desconforto visual.

Sem hesitação após sentirem esses sintomas, as pessoas correm para as farmácias mais próximas, para comprar colírios de diferentes fabricantes. Elas adquirem colírios e começam a incutir nos olhos sem consultar um oftalmologista.

Depois de poucos minutos do colírio ser aplicado, a vermelhidão some e a sensação de olhos secos passa.

O problema é que o resultado de tal tratamento é temporário, as gotas não tratam os problemas oculares, mas apenas eliminam as consequências deles.

Mas há armadilhas que todo mundo que aprecia seu bem-estar precisa conhecer. O fato é que o comprador não pensa sobre os efeitos colaterais dos colírios, não pensa em contraindicações para o uso. Ele acredita na publicidade desses colírios, que promete resultados rápidos de forma prática.

Mas você precisa entender que a principal tarefa do fabricante é vender a quantidade máxima de seus produtos, e a publicidade é apenas uma ferramenta que entrega as informações necessárias para o consumidor final.

A publicidade silencia o fato de que cada uma das drogas tem suas próprias propriedades e faz um efeito diferente no corpo humano.

A composição do colírio inclui cloridrato de tetrizolina. Sua principal função é o estreitamento dos vasos dos olhos, que por sua vez remove a vermelhidão.

No entanto, esta substância tem outras características que podem prejudicar uma pessoa. É capaz de entupir vasos muito estreitos, podendo aumentar o batimento cardíaco e dilatar as pupilas dos olhos.

Se você usar colírios incontrolavelmente e sem recomendação de um oftalmologista, isso pode levar a uma overdose, que causará ainda mais vermelhidão nos olhos, insônia, cataratas e até mesmo convulsões ou edema pulmonar.

O que você precisa saber antes de comprar colírios

  1. Antes de comprar colírios, você precisa se consultar com um oftalmologista. Este profissional será capaz de determinar quantas gotas e a periodicidade do uso desses medicamentos nos olhos.
  2. Não use colírios que obstruem os vasos sanguíneos caso dirija, isso pode levar à perda de concentração, o que é perigoso durante a condução de veículos.
  3. É necessário minimizar a utilização de colírios, para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, por isso é sempre bom consultar um médico que ele possa determinar ou não, o uso de colírios.
  4. É proibido o uso de colírios em mulheres grávidas ou lactantes, a não ser que seja alguma recomendação médica.
  5. É proibido inserir colírios nas lentes de contato, isso pode causar danos.

Gostaria de mais informações sobre como usar colírios de maneira adequada? Procure o consultório do Dr. Ricardo Lobo, ele e toda a sua equipe com profissionais qualificados, estarão à disposição para lhe atender. Praça Coronel Hermógenes, 62 – Centro, (38) 3561-1200 ou (38) 3561-6124.

Anúncios
Anúncios
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

avatar