Continua depois da publicidade

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (13) um casal acusado de extorsão em João Pinheiro. Segundo a PC, a dupla jogue slots online estaria ameaçando por telefone e mensagens os familiares de um empresário pinheirense e exigindo o pagamento de uma quantia. Os criminosos disseram à vítima fazer parte do Comando Vermelho, do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o delegado Anderson Rosa, a denúncia surgiu há cerca de um mês. A família passou a receber mensagens ameaçadoras para que fizessem um pagamento através de um boleto, por linha digitável, de uma alta quantia não revelada. Os criminosos forneciam fotos e informações de locais da residência de familiares próximos à vítima, dando veracidade às ameaças.

“Os criminosos estipularam um prazo para que a vítima fizesse esse pagamento e disseram pertencer a uma facção criminosa do Rio de Janeiro. E o DDD do telefone era mesmo do Rio. O prazo, porém, não foi atendido. A vítima procurou a polícia e fizemos um trabalho de investigação que culminou com a prisão de dois suspeitos”, afirmou o delegado.

Foram detidos um homem de 30 anos e uma mulher de 26. O homem assumiu toda a culpa, mas a Polícia Civil acredita que a mulher também tenha participação no crime. Durante as buscas foi encontrado um aparelho telefônico utilizado pelo indivíduo contendo algumas mensagens enviadas para a vítima, comprovando o crime. Extorsão é um crime cuja pena prevista é de quatro a 10 anos.

O delegado Anderson Rosa considera que a tentativa de extorsão contou com a colaboração de outros atores, próximos ao empresário. “Vários indicativos apontavam que poderiam ser pessoas próximas, e de fato eram, havia um vínculo de um parente desse suspeito que trabalhava para a vítima. E pelo grau de informações que ele tinha, pelo acesso que possuía e pela maneira que aconteceu já suspeitávamos e isso se confirmou”, disse.

O delegado da Polícia Civil recomenda cuidado com suas informações pessoais na internet e dá algumas sugestões para dificultar a vida de quem quer praticar algum crime. “As informações que os criminosos disseram possuir são facilmente encontradas nas redes sociais, ainda mais se os perfis são abertos ao público. Eles escolhem a vítima que tem um poder aquisitivo razoável e levantam essas informações rapidamente para começar a enviar as mensagens. O ideal é que os perfis fiquem no modo privado para suas informações não ficarem expostas”, comentou Anderson Rosa, que pediu para que uma vítima que estiver vivendo um caso parecido não faça o pagamento e procure a polícia.

“A orientação é para que não faça o pagamento e nos procure, pois há condições de se investigar condutas como essa. Temos suspeitas de que há outras vítimas na cidade, mas essa investigação ainda está em andamento”, finalizou.

Vazamentos de dados do Facebook

Rede social estima que 443 mil brasileiros foram afetados em escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica. Empresa diz que vai colaborar com as informações necessárias.

O Facebook elevou para 87 milhões o número de usuários da rede que tiveram dados explorados pela Cambridge Analytica, consultoria política que usou essas informações a serviço da campanha presidencial de Donald Trump.

No Brasil, o número de usuários afetados foi 443 mil, segundo estimativa do Facebook. O Brasil é o 8º país na lista de países com maior número de usuários cujos dados podem ter sido usados. Os Estados Unidos aparece em 1º lugar, com 70,6 milhões de usuários, seguido por Filipinas (1,175 milhão), Indonésia (1,09 milhão) e Reino Unido (1,079 milhão).

Continua depois da publicidade

Deixe um comentário

4 Comentários em "Polícia Civil prende casal que estava tentando extorquir empresário pinheirense"

avatar
Novos Antigos Populares
Faca na caveira
Visitante

PC Parabéns pelo belo trabalho feito garanto que tirou muitos do sufoco desses pilantras canalhas> Se tem alguém passando por isso pode denunciar que não vão se arrepender POLICIA CIVIL MUITO EFICIENTE.
DENUNCIA SEMPRE…

Curioso.com
Visitante

Credo

ANÔNIMO
Visitante

Quem são os autores???

Pinherense
Visitante

Parabéns a PC