Próstata aumentada: Causas e Como tratar

0
310
Continua depois da publicidade

A próstata aumentada é problema muito comum nos homens acima dos 50 anos de idade, podendo gerar sintomas como dor ao urinar ou jato de urina muito fraco, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hipertrofia benigna da próstata, que é apenas um problema benigno que não provoca alterações na saúde. No entanto, é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque e descartar a hipótese de câncer, que também pode causar aumento da próstata.

Como identificar

Os sintomas de próstata aumentada são semelhantes aos de qualquer problema na próstata. Por isso, para saber qual o seu risco.

  • Fluxo urinário fraco
  • Dificuldade para urinar
  • Retenção urinária
  • Interromper o fluxo da urina quando já tiver iniciado
  • Necessidade frequente ou urgente de urinar
  • Aumento da frequência de urinar à noite (noctúria)
  • Necessidade de fazer esforço para urinar
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

Estes sintomas geralmente surgem após os 50 anos e acontecem em quase todos os casos de próstata aumentada porque a inflamação da próstata pressiona a uretra, que é o canal por onde a urina passa, dificultando a sua passagem.

Uma vez que os sintomas também podem indicar outros problemas na próstata, como prostatite, por exemplo, é muito importante consultar o urologista para fazer exames, como ultrassom ou exame de PSA, para confirmar o diagnóstico. Geralmente, o homem pode descobrir este problema quando o valor de PSA está aumentado, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

Quando surgem os primeiros sintomas de próstata aumentada é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque. Embora possa ser um exame um pouco desconfortável, esta é uma ótima técnica que permite ao médico avaliar se existem sinais de aumento da próstata por câncer. Entenda como é feito o toque retal.

Além disso, o médico também pede um exame de sangue para avaliar os níveis de PSA, que normalmente estão acima de 4,0 ng/ml nos casos de inflamação da próstata. Descubra mais sobre o exame de PSA.

Caso o médico identifique alterações anormais durante o toque retal ou caso o valor de PSA esteja acima de 10,0 ng/ml, pode requisitar uma biópsia da próstata, para avaliar a possibilidade de o aumento estar a ser causado por câncer.

Essa foi mais uma dica da Farmácia Pinheirense 2, que está sempre pensando no seu bem-estar e no de sua família! Caso você necessite de algum medicamento, procure um de nossos atendentes, que vão prestar todas as informações. Faça-nos uma visita! Farmácia Pinheirense 2 Rua Capitão Speridião, 616 – (38) 3561- 1195 ou (38) 9.9814-0307.

Continua depois da publicidade

Deixe um comentário

avatar