Quando se trata de saúde bucal, a melhor conduta é ir ao dentista de seis em seis meses para um bom trabalho de prevenção. Entretanto, normalmente as pessoas só recorrem ao consultório quando o dente dói e, às vezes, o tratamento acaba sendo mais exaustivo.

Além disso, apesar das pessoas associarem o dentista apenas à cárie e problemas na gengiva, outros distúrbios podem ser detectados. Problemas de sono, gástricos e respiratórios, por exemplo, podem dar sinais na boca.

Anúncio

Veja 10 sinais de que você precisa procurar seu dentista:

Ronco e apneia

O dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco e a apneia obstrutiva do sono – episódios de interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme. Quando o ronco e a apneia são causados pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução.

Dor de cabeça

As dores de cabeça nas regiões das têmporas ou músculos da região da bochecha e pescoço estão frequentemente associadas às disfunções na articulação temporomandibular que, geralmente, são manifestadas por dor e estalo ou barulho de areia. Para o tratamento, é preciso uma equipe multidisciplinar, incluindo o dentista.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar e pode ser causada por problemas bucais. Isso ocorre porque os dentes e o seio maxilar estão ligados por um grande número de pequenos vasos. E, por conta dessa ligação, quando os dentes ou as gengivas apresentam alguma inflamação, acabam “contaminando” o seio da face.

Dor ao mastigar

Mastigar errado sobrecarrega a articulação e pode até causar dor de cabeça. Para ver se há algum problema, basta ficar na frente de um espelho e observar atentamente se um ombro é mais alto do que o outro e se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo. Caso haja alteração, é hora de procurar um especialista.

Dentes rangendo à noite

Pode ser bruxismo. Esse hábito pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis. Muitos dentistas indicam placas de mordida para serem usadas enquanto dorme e evitar o atrito entre os dentes de cima e os de baixo.

Mandíbula estalando

A articulação temporomandibular é responsável pelos movimentos de abrir e fechar da boca. Esse disco, quando está deslocado, tem uma resistência na abertura, e, geralmente, retorna ao lugar durante o movimento ocasionando o estalo, que deve ser examinado por um cirurgião dentista, para eliminar degenerações ósseas, osteoartrites e outras doenças que acometem a articulação.

Dor ao comer algo gelado

O dente saudável, quando exposto a baixas temperaturas apresenta dor. O problema está na intensidade e frequência dessa sensibilidade. Ela pode ser causada por cárie, retração gengival ou periodontal. O hábito de ranger os dentes também pode levar a uma sensibilidade dental.

Sangramento ao escovar ou passar fio dental

Vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva ao escovar e passar fio dental são sinais de que é preciso ir ao dentista. Ele fará uma avaliação para tratamento. Muitas vezes, o sangramento é um sinal de que a higiene deve ser melhorada.

Mau hálito

Pode ser causado pela formação de placa bacteriana nos dentes ou na língua. Por isso é preciso consultar um profissional especializado para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Feridas na boca

Doenças sistêmicas muitas vezes se manifestam pela boca, além de lesões como câncer bucal e doenças infecciosas. As feridas que aparecem na boca podem ser causadas por traumas como aparelhos ortodônticos, próteses mal adaptadas e dentes ou restaurações trincadas.

Afta que não cicatriza

Afta normalmente não é grave e tende a cicatrizar sozinha. Mas sempre que uma ferida na boca estiver há mais de 15 dias sem cicatrização um cirurgião dentista deve ser consultado para diagnosticar a origem do problema.

Se você precisa fazer algum procedimento odontológico, procure a Odonto Minas! Temos condições facilitadas de pagamentos. Cadastre-se no campo abaixo e os atendentes da Odonto Minas entrarão em contato.

Odonto Minas, cuidando de pessoas, transformando sorrisos – Rua Astolfo Moreira, 789 (próximo ao semáforo) – Papagaio – Telefone (38) 35614347 (38) 9.99104347 Whatsapp Vivo.

Interessado em:
Anuncio

Deixe um comentário

avatar
 
👍👎👏💪🙏✌👊☝👇👀💤❤🔥🗨🔝⭐⚖🔎🎂🍺🔨🏥🚒🚑🚓☹😲😨😁😣😡😖😕😢😶😉😤😱😟😫😍☺️😇😂😘😴😊😏😰🙈🙊🙉