27.8 C
João Pinheiro
27.8 C
João Pinheiro

Nuvem de gafanhotos: governo brasileiro declara emergência devido a riscos

Portaria foi publicada no DOU desta quinta e tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais

Mais acessadas

Irmão do prefeito de São Gonçalo do Abaeté morre em grave acidente na BR-365

Um acidente foi registrado na madrugada de hoje (07) na BR-365 entre Luizlândia do Oeste (JK) e o município...

Homem é cercado por quatro assaltantes, reage e fere um deles com um canivete no centro de João Pinheiro

Um homem de 48 anos reagiu a um assalto na Praça Juca Gonçalves Cruzeiro, centro de João Pinheiro, na...

Paciente que faleceu em Patos de Minas com Covid-19 entra para a estatística de João Pinheiro

Há alguns dias, o Hospital Regional de Patos de Minas anunciou que um dos óbitos por Covid-19 registrados se...

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos dois estados. A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária é por um prazo de 1 ano.

A nuvem de gafanhotos está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.

A dieta do inseto varia, conforme a espécie, entre folhas, cereais, capins e outras gramíneas. Segundo informações repassadas à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, a nuvem é originária do Paraguai, das províncias de Formosa e Chaco, onde há culturas de cana-de-açúcar, mandioca e milho.

Em nota, o minstério informou que está acompanhando o fenômeno em tempo real e que “emitiu alerta para as superintendências federais de Agricultura e aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para que sejam tomadas medidas cabíveis de monitoramento e orientação aos agricultores da região.

De acordo com a pasta, especialistas argentinos estimam que os insetos sigam em direção ao Uruguai. A ocorrência e o deslocamento da nuvem de gafanhotos são influenciados pela temperatura e circulação dos ventos.

O fenômeno é mais comum com temperatura elevada. Segundo o setor de Meteorologia da secretaria gaúcha, há expectativa de aproximação de uma frente fria pelo sul do estado, que deve intensificar os ventos de norte e noroeste, “potencializando o deslocamento do massivo para a Fronteira Oeste, Missões e Médio e Alto Vale do Rio Uruguai”.

A nota diz ainda que o gafanhoto está presente no Brasil desde o século 19 e que causou grandes perdas às lavouras de arroz na Região Sul no período de 1930 a 1940. “No entanto, desde então, tem permanecido na sua fase ‘isolada’, que não causa danos às lavouras.”

O ministério informa que especialistas estão avaliando “os fatores que levaram ao ressurgimento desta praga em sua fase mais agressiva” e que o fenômeno pode estar relacionado a uma conjunção de fatores climáticos.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul orienta os produtores rurais gaúchos a informar a Inspetoria de Defesa Agropecuária da sua localidade se identificar a presença de tais insetos em grande quantidade.

2 COMENTÁRIOS

guest
2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Batata frita
Batata frita
9 dias atrás

Tá igual as praga do Egito👀

MERECEDOR
MERECEDOR
9 dias atrás

QUEIMA ELES COM LANÇA CHAMAS UA

Últimas notícias

Paciente que faleceu em Patos de Minas com Covid-19 entra para a estatística de João Pinheiro

Há alguns dias, o Hospital Regional de Patos de Minas anunciou que um dos óbitos por Covid-19 registrados se...

Arma de fogo é tirada de circulação pela PM depois de desentendimento entre vizinhos em João Pinheiro

A Polícia Militar de João Pinheiro foi acionada para comparecer à Fazenda Barreiro do Cedro na tarde da última terça-feira (30) para atender a...

Homem é cercado por quatro assaltantes, reage e fere um deles com um canivete no centro de João Pinheiro

Um homem de 48 anos reagiu a um assalto na Praça Juca Gonçalves Cruzeiro, centro de João Pinheiro, na noite de ontem (02). A...

Irmão do prefeito de São Gonçalo do Abaeté morre em grave acidente na BR-365

Um acidente foi registrado na madrugada de hoje (07) na BR-365 entre Luizlândia do Oeste (JK) e o município de São Gonçalo do Abaeté....

Adiamento das eleições municipais para novembro é aprovado; veja o novo calendário

As Mesas da Câmara e do Senado promulgaram nesta quinta-feira a proposta que adia as eleições municipais para novembro por conta da pandemia do...

Artigos relacionados