16.2 C
João Pinheiro
16.2 C
João Pinheiro

Os perigos do uso excessivo de colírios nos olhos. Oftalmologista explica

Saiba sobre os perigos que o uso de colírios pode causar a saúde ocular

Mais acessadas

Polícia apreende tabletes de maconha e tira suspeito de tráfico de circulação em João Pinheiro

A Polícia Militar de João Pinheiro prendeu em flagrante um jovem de 20 anos de idade na tarde de...

Casos de Covid-19 permanecem estáveis em João Pinheiro

A Secretaria de Saúde de João Pinheiro acaba de divulgar o boletim epidemiológico do Covid-19 atualizado. Mais um caso...

Polícia Militar prende suspeitos de abate e furto de bovinos em Cana Brava

A Polícia Militar de João Pinheiro e de Brasilândia de Minas, em operação conjunta, prendeu dois homens suspeitos de...

Os olhos são particularmente preciosos e igualmente frágeis. Assim, uma vez aberto, o colírio não deve ser usado por muito tempo nos olhos.

Todos os líquidos especialmente concebidos para os nossos olhos, são utilizados apenas por um curto período de tempo após a sua abertura.

Esses tipos medicamentos, são usados geralmente em casos de olho secos, inchados e vermelhos, ou quando ocorre algum desconforto visual.

Sem hesitação após sentirem esses sintomas, as pessoas correm para as farmácias mais próximas, para comprar colírios de diferentes fabricantes. Elas adquirem colírios e começam a incutir nos olhos sem consultar um oftalmologista.

Depois de poucos minutos do colírio ser aplicado, a vermelhidão some e a sensação de olhos secos passa.

O problema é que o resultado de tal tratamento é temporário, as gotas não tratam os problemas oculares, mas apenas eliminam as consequências deles.

Mas há armadilhas que todo mundo que aprecia seu bem-estar precisa conhecer. O fato é que o comprador não pensa sobre os efeitos colaterais dos colírios, não pensa em contraindicações para o uso. Ele acredita na publicidade desses colírios, que promete resultados rápidos de forma prática.

Mas você precisa entender que a principal tarefa do fabricante é vender a quantidade máxima de seus produtos, e a publicidade é apenas uma ferramenta que entrega as informações necessárias para o consumidor final.

A publicidade silencia o fato de que cada uma das drogas tem suas próprias propriedades e faz um efeito diferente no corpo humano.

A composição do colírio inclui cloridrato de tetrizolina. Sua principal função é o estreitamento dos vasos dos olhos, que por sua vez remove a vermelhidão.

No entanto, esta substância tem outras características que podem prejudicar uma pessoa. É capaz de entupir vasos muito estreitos, podendo aumentar o batimento cardíaco e dilatar as pupilas dos olhos.

Se você usar colírios incontrolavelmente e sem recomendação de um oftalmologista, isso pode levar a uma overdose, que causará ainda mais vermelhidão nos olhos, insônia, cataratas e até mesmo convulsões ou edema pulmonar.

O que você precisa saber antes de comprar colírios

  1. Antes de comprar colírios, você precisa se consultar com um oftalmologista. Este profissional será capaz de determinar quantas gotas e a periodicidade do uso desses medicamentos nos olhos.
  2. Não use colírios que obstruem os vasos sanguíneos caso dirija, isso pode levar à perda de concentração, o que é perigoso durante a condução de veículos.
  3. É necessário minimizar a utilização de colírios, para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, por isso é sempre bom consultar um médico que ele possa determinar ou não, o uso de colírios.
  4. É proibido o uso de colírios em mulheres grávidas ou lactantes, a não ser que seja alguma recomendação médica.
  5. É proibido inserir colírios nas lentes de contato, isso pode causar danos.

Gostaria de mais informações sobre como usar colírios de maneira adequada? Procure o consultório do Dr. Ricardo Lobo, ele e toda a sua equipe com profissionais qualificados, estarão à disposição para lhe atender. Praça Coronel Hermógenes, 62 – Centro, (38) 3561-1200 ou (38) 3561-6124.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Últimas notícias

Casos de Covid-19 permanecem estáveis em João Pinheiro

A Secretaria de Saúde de João Pinheiro acaba de divulgar o boletim epidemiológico do Covid-19 atualizado. Mais um caso...

Dupla pinheirense Higor e Gustavo convidam a todos para a live solidária amanhã (08)

A cidade de João Pinheiro é agraciada com vários jovens talentosos e com futuros promissores. Quando se reúnem, então, a qualidade musical é garantida....

Polícia apreende tabletes de maconha e tira suspeito de tráfico de circulação em João Pinheiro

A Polícia Militar de João Pinheiro prendeu em flagrante um jovem de 20 anos de idade na tarde de ontem (06), no Bairro Papagaio....

149 supostos casos de Covid-19 são descartados de ontem para hoje em João Pinheiro

A Secretaria de Saúde de João Pinheiro acaba de divulgar o boletim epidemiológico do Covid-19 atualizado. Mais um caso foi confirmado, totalizando 447. O número...

Conheça o teste rápido da Covid-19 vendido nas Farmácias Pinheirense

A preocupação com o novo coronavírus já entrou para a rotina dos brasileiros. Em João Pinheiro, o vírus chegou um pouco atrasado em relação...

Artigos relacionados